Ajude-nos a criar legendas
Como sabe, publicamos as palestras do Polyglot Gathering no nosso canal do YouTube. Gostaríamos de melhorar a acessibilidade dos vídeos permitindo que utilizadores com deficiência auditiva e os que falam outras línguas aproveitem ao máximo o maravilhoso conteúdo que publicamos.
Gostaria de ser voluntário e tornar os vídeos mais acessíveis e inclusivos?
Ajude-nos a criar legendas para os vídeos!
Como pode fazer isso? É muito simples!
Crie uma conta em amara.org (que é de uso muito fácil) e vá para o Amara Public Workspace.
- Já escolheu um vídeo? Ótimo! Copie e cole o nome do vídeo na barra de pesquisa "Vídeos adicionados por outras pessoas" e selecione-o.
- Você quer encontrar um vídeo para adicionar legendas? Clique aqui para visitar uma lista dos vídeos de 2021 e clique aqui para encontrar os outros vídeos do Polyglot Gathering.
Depois de escolher seu vídeo, clique no botão “Adicionar/Editar”, selecione a língua falada no vídeo e a língua das legendas que deseja adicionar, por último clique em “Adicionar”. Você pode então começar a legendar os vídeos!
- Para saber mais sobre legendas na língua original, confira este guia fantástico da equipa Amara.
- Se o vídeo já estiver legendado e você quiser traduzi-lo, este guia da equipa Amara é para si.
Quando terminar, faça download do ficheiro de legendas no formato VTT e envie-nos um e-mail para subtitles@polyglotgathering.com com o ficheiro como anexo ou um link para a sua ferramenta de transferência de arquivos preferida (Google Drive, Dropbox, WeTransfer…). Em seguida, adicionaremos as suas legendas ao vídeo do YouTube. Obrigado!
Isso pode parecer um pouco tecnológico... É! Você sabe, costumava ser muito simple antes, mas em Setembro de 2020, o Google removeu o recurso de legendagem “Contribuições da Comunidade”. Confira as declarações do Google aqui e aqui para mais informações. Em algum momento no futuro, um novo sistema “Legendador Confiável” será integrado ao YouTube, que consideraremos usar assim que os detalhes e o recurso forem lançados. Até então, a melhor opção que encontramos é usar o Amara e enviar manualmente os arquivos VTT.
Se tiver alguma dúvida, não hesite em nos informar no subtitles@polyglotgathering.com.